fbpx

As maiores dúvidas sobre a abdominoplastia.

Um dos procedimentos mais desejados pelas mulheres, a abdominoplastia é uma cirurgia bastante procurada nas clínicas médicas.

A principal motivação para um paciente procurar esse método é o desejo de eliminar a barriguinha incômoda. O procedimento é capaz de corrigir flacidez, excesso de pele e a diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais.

Vale lembrar que cada cirurgia tem objetivos e riscos específicos, podendo ser indicada ou não para uma pessoa.

Esclareça agora mesmo as suas principais dúvidas!

Como é feita a abdominoplastia?

A cirurgia é feito com uso de anestesia geral, em clínicas ou hospitais, sempre com um profissional cirurgião. O procedimento dura entre uma hora e três horas e meia e consiste em reposicionar a estrutura do abdômen e os músculos da região, geralmente afetados quando a mulher engravida ou engorda muito.

O excesso de pele é puxado para baixo e cortado horizontalmente, demandando uma costura com vários pontos, chamada de plicatura, na altura dos pelos pubianos, e o buraquinho do umbigo é refeito.

Para quem a abdominoplastia é indicada?

A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam flacidez de pele no abdômen, especialmente após uma gestação ou emagrecimento, nos casos em que os músculos não voltam, quando há afastamento da parede abdominal e quando existe excesso de pele.

Dessa forma, tanto homens como mulheres podem se submeter à cirurgia.

Como fica a cicatriz da cirurgia?

Nos primeiros 30 dias após a cirurgia, a cicatriz permanece com aspecto avermelhado e inchado. O processo de cicatrização demora até 18 meses para se completar.

A cicatriz fica na região pubiana, ocupando toda porção anterior do abdômen, e outra na circunferência do umbigo. Geralmente, fica posicionada dentro do biquíni ou lingerie.

É possível ter marcas na região operada, como queloides ou escurecimento da pele. E, em alguns casos, a cicatriz pode se estender devido à má cicatrização, pouco cuidado no pós-operatório ou falta de habilidade do médico. Por isso, é importante escolher bem seu cirurgião e se atentar aos cuidados pós-operatórios.

Como é a recuperação ou pós-operatório?

A recuperação da abdominoplastia dura entre 15 e 21 dias e o paciente deve dormir com a barriga para cima e usar cinta cirúrgica.

Após esse período, é permitido voltar às atividades de rotina, como dirigir e trabalhar. Esforço físico, carregar peso e tomar sol não são autorizados para não atrapalhar a cicatrização.

Em qualquer atividade que o paciente for fazer, incluindo o seu trabalho, deve-se evitar forçar a barriga e as pernas.

Para diminuir o desconforto e o inchaço, é recomendado sessões de drenagem linfática a partir de sete dias da operação.

Existe alguma contraindicação para a abdominoplastia?

A cirurgia não é recomendada para menores de 18 anos. Pacientes com quadro de restrição alérgica, anestésica ou problemas de coagulação também não podem se submeter ao procedimento.

Já os fumantes precisam ter uma avaliação mais rigorosa sobre a circulação sanguínea. E não podem fumar durante o pós-operatório.

Quem planeja ser mãe não é aconselhável recorrer à cirurgia, pois a gravidez afasta os músculos e aumenta a flacidez na região.

Posso fazer o procedimento logo após o parto?

Mulheres que deram à luz tem um período de aproximadamente 40 dias de puerpério, em que acontece uma série de alterações na coagulação, na parte hormonal e na retenção de líquidos.

Também acontece a amamentação, fase em que existe grande alteração hormonal no corpo e pode causar problemas na cicatrização, durando em média 6 meses.

Assim, elas não podem fazer nenhum tipo de cirurgia estética nessa fase.

Como manter o resultado da abdominoplastia?

O resultado definitivo aparece após 12 meses do procedimento e para mantê-lo é aconselhável permanecer no mesmo peso ou até emagrecer, fazer atividade física para melhorar o tônus muscular do abdômen, adotar uma dieta balanceada e seguir todas as orientações passadas pelo médico.

Vale destacar a importância de se submeter à abdominoplastia somente com um cirurgião plástico de confiança. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pela nossa página no Facebook.

Se quiser agendar uma consulta, marque sua avaliação pelo (21) 96469-6150 ou pelo http://bit.ly/2mmUYiX.

Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!