A Otoplastia chegou para modificar por completo a vida das pessoas com as conhecidas orelhas de abano. Por meio dessa cirurgia plástica é possível alcançar as orelhas simétricas, com curvas suaves, e tamanho proporcional ao rosto, consideradas discretas e a definição ideal de orelhas bonitas.
A cirurgia é segura, sendo um procedimento de baixo risco, com recuperação rápida e finalidade de corrigir orelhas proeminentes, porém outros problemas como sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas também são tratadas com técnicas da Otoplastia. Além disso, a cirurgia também corrige orelhas malformadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo.
O procedimento pode ser feito em crianças se os pais e/ou a própria criança se sentirem desconfortáveis com a aparência de suas orelhas. No entanto, isto pode ocorrer apenas depois dos sete anos. Isto porque nessa faixa etária as orelhas já estão com crescimento finalizado, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo. Geralmente a razão principal por trás de tal escolha são o incômodo devido ao tamanho e bullying sofrido devido a orelhas de abano.
Outro benefício neste tipo de procedimento é a ausência de dor. Mesmo durante a cirurgia, porque são utilizados anestesia local com sedação em adultos e geral em crianças, com tempo de procedimento estimado entre 90 a 120 minutos. Além disso, a cicatriz é quase imperceptível e também não existe dor na retirada dos pontos após o oitavo dia.
Já o tempo de internação depende da idade do paciente, mas a variante é de meio período a um dia. Depois disso, será um adeus definitivo a suas orelhas de abano e imperfeições indesejadas.