Otoplastia

A Otoplastia é o procedimento cirúrgico e estético utilizado para correção de imperfeições da orelha. As deformidades podem ser as congênitas, causadas antes do nascimento, e as que se desenvolveram ao longo do tempo, como as orelhas proeminentes e as de abano. A técnica é feita a partir da aplicação de uma anestesia, que pode ser geral e sedativa ou local, com ou sem sedação. Em seguida, é feito um corte na parte de trás da orelha para modelar sua cartilagem e reposicioná-la a fim de apresentar um aspecto mais agradável ou rosto.

Nos casos de anestesia local, o período de internação pode ser superior comparado a  anestesia geral, que tem como demanda que o paciente fique internado por algumas horas, compreendendo nesse tempo os processos pré-operatórios e a reabilitação anestésica. Não há muitas restrições de idade a quem pode realizar essa cirurgia, pode ser realizada durante a infância após uma certa idade em que a cartilagem da orelha já está praticamente formada em sua totalidade.

Quanto ao pós-operatório, é necessário que seja feito um curativo específico após a Otoplastia, momento em que o paciente deve usar uma touca especial para impedir complicações relacionadas a batidas locais, se estas ocorrerem. Além disso, durante o período de início da recuperação é recomendado a utilização de uma faixa feita de elastano para manter as orelhas fechadas e protegê-las durante a recuperação, promovendo um processo de cicatrização da melhor forma possível.

Entre os benefícios dessa cirurgia plástica, está o fato de ela possuir uma cicatriz mínima, além de não ser uma cirurgia muito invasiva e dolorida, apresenta resultados satisfatorios , que podem ser vistos após a retirada do curativo.

Para saber mais sobre esse procedimento ou agendar uma avaliação, entre em contato com a nossa equipe.

Mais informações sobre este procedimento?