É muito importante que, antes de realizar qualquer procedimento, você esclareça todas as suas dúvidas. Pensando nisso, respondemos as perguntas mais comuns feitas por nossas pacientes sobre cirurgia plástica. Quer saber quais são? Veja abaixo:
1) Existe uma idade mais apropriada para se fazer cirurgia plástica?
Não, isso depende de cada paciente, do tipo de procedimento e do quadro clínico. O que acontece é que existem algumas cirurgias que devem ser realizadas ainda na fase infantil, como lábio leporino e orelha de abano.
Geralmente, as cirurgias femininas de implante de silicone, lipoescultura e correção de nariz ocorrem a partir dos 16 anos, período de dois a três anos após a primeira menstruação — época em que os hormônios começam a se estabilizar e as glândulas mamárias atingem o tamanho máximo.
Existem, ainda, algumas contraindicações de cirurgias plásticas para pacientes muito jovens ou muito idosos. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico.
2) Qual o preço de uma cirurgia plástica?
Essa pergunta é muito comum. Acontece que o preço irá variar de acordo com o procedimento e para cada caso, pois dependerá dos honorários do médico, do local onde será feito, da necessidade de internação hospitalar, do auxílio de equipe técnica, da associação com outras cirurgias (como a lipoaspiração) e do quadro clínico da paciente, incluindo perfil e medidas, dentre outras coisas.
3) Meu plano de saúde cobre cirurgia plástica?
Em geral, os planos de saúde não têm cobertura para cirurgias plásticas estéticas que são realizadas em clínicas particulares. Alguns procedimentos, de caráter reparador, podem ser custeados pelo plano ou mesmo no SUS, incluindo retirada de mama, em caso de câncer, e redução de estômago. Para isso, é necessário conseguir um laudo médico e aguardar a liberação, que pode demorar anos.
4) Preciso fazer algum exame antes do procedimento cirúrgico?
Sim, como em toda cirurgia plástica é necessário realizar exames de laboratório, de imagem e avaliação cardiológica e pré-anestésica para garantir a segurança do procedimento e o bem-estar da paciente.
5) Minha cirurgia pode ter complicação?
Alguns riscos da cirurgia plástica incluem: hematoma, abertura dos pontos, infecção, trombose e cicatrizes deformadas. Mas é possível prevenir essas complicações durante a cirurgia ou no pós-operatório.
Para isso, faça todos os exames recomendados pelo médico, não fume e não use pílula anticoncepcional por pelo menos um mês antes do procedimento. Antes de escolher o procedimento, procure, também, um cirurgião plástico especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
6) Como é o pós-operatório de uma cirurgia plástica?
O pós-operatório de uma cirurgia plástica é individualizado para cada procedimento e perfil da paciente. Para todos, a recuperação bem-sucedida está relacionada ao comportamento da paciente, que deve seguir as recomendações médicas para evitar complicações, infecções ou então comprometer o resultado da cirurgia.
Dentre os cuidados, ressaltamos: realizar todos os exames solicitados, fazer acompanhamento médico, evitar esforço físico durante a recuperação, manter o corte sempre limpo, alimentar-se bem e usar os acessórios de proteção, como sutiã, cinta, meias ou drenos.
7) Posso fazer mais de uma cirurgia plástica ao mesmo tempo?
Pode. É normal realizar duas ou mais cirurgias plásticas ao mesmo tempo, mas depende dos tipos de procedimentos que deseja, do quadro clínico e saúde da paciente e da avaliação do cirurgião plástico, que decidirá se não existe contraindicação.
8) Toda cirurgia plástica deixa cicatriz?
A cirurgia plástica é um procedimento que envolve cortes na pele, o que naturalmente resulta em cicatrizes. Com o avanço da tecnologia e o aprimoramento das técnicas, elas ficam menores, escondidas ou quase imperceptíveis.
Ficou com alguma dúvida sobre cirurgia plástica? Deixe nos comentários que te ajudaremos!
Caso deseje agendar uma consulta ou conhecer a clínica, entre em contato conosco pelo (21) 96469-6150 ou pelo http://bit.ly/2mmUYiX.