A Lipoaspiração é um dos procedimentos mais desejados e sonho de consumo entre homens e mulheres com aqueles indesejados quilos a mais. No entanto, as dúvidas são muitas sobre a cirurgia e principalmente sobre o pós-operatório. Hoje, vamos explicar sobre uma das principais dúvidas entre nossos pacientes: Há risco de necrose na Lipoaspiração?
Primeiro, é importante explicar que necrose é a morte ou a degeneração de um tecido ocasionada quando ocorre a falta de circulação sanguínea na região afetada, ou seja, quando as funções orgânicas e os processos do metabolismo das células cessam.
Assim como qualquer procedimento, sempre há riscos, mas no caso da necrose após a Lipoaspiração, as chances são muito baixas e dependem principalmente de dois fatores principais. O primeiro deles é se o plexo vascular do paciente estiver comprometido, este é o nome dado à trama de vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue aos tecidos.
Essa rede pode ser comprometida em três casos:
- O paciente ser fumante: Por isso, um dos cuidados prévios, recomendados pelos médicos durante o pré e pós-operatório é o fim ou parada do uso de cigarros.
- Em casos secundários: Isto, porque a pele do local, por já ter passado pelo mesmo procedimento anteriormente se torna mais sensível. No entanto, isso não significa necessariamente que haverá necrose em uma segunda Lipoaspiração.
- Se forem usadas cânulas afiadas e/ou manobras superficiais devem ser irrestritas.
Neste ponto entramos no segundo fator importante, afim de evitar necrose e outros malefícios pós-cirúrgicos: A equipe médica. Afinal, serão eles a realizar o atendimento e cuidados antes, durante e depois de seu procedimento. Por isso, é importante escolher um médico de confiança, aprovado pela Associação Médica Brasileira e participante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Gostaria de saber mais sobre nossa equipe médica e procedimentos? Entre em contato!