fbpx

A cirurgia plástica nos casos de queimaduras e cicatrizes

Muito mais do que cicatrizes no corpo, as queimaduras podem abalar a estrutura emocional de um paciente. É comum encontrar homens e mulheres que carregam consigo cicatrizes de queimaduras nas mais variadas partes do corpo e, para alguns, isto é um grande incômodo.

Neste caso a cirurgia plástica reparadora é uma aliada para a recuperação de uma pessoa. Você sabia que é possível realizar um procedimento cirúrgico para amenizar a marca das queimaduras?

Por meio de processos cirúrgicos é possível corrigir e clarear cicatrizes, deixando-as mais próximas ao tom e a textura da pele da vítima. Vários métodos são empregados no tratamento, dentre eles enxertos de pele (total ou parcial), excisões precoces, substitutos cutâneos (coberturas provisórias), entre muitas outras técnicas.

A cirurgia plástica também é recomendada para pessoas que tiveram queimaduras de segundo grau profundo ou terceiro grau, quando existem alterações como perda de função da região ou estética.

Dependendo da parte do corpo que foi afetada há uma análise diferente que deve ser feita. Se a queimadura foi na mão, por exemplo, é importante que seja feito um tratamento especializado.

Tudo começa no atendimento inicial, para que se tenha uma recuperação bem sucedida. Assim as estruturas profundas como tendões, nervos e vasos, permanecerão protegidas.

Antes do procedimento é preciso restabelecer o local de onde serão retiradas a pele, ou seja, os enxertos, que serão tirados de uma área para colocar em outra. Muitas vezes essas cicatrizes da queimadura não são estéticas, mas são funcionais. Quando isso ocorre é preciso um ano para a realização das intervenções cirúrgicas.

Em todos os casos citados é fundamental procurar um médico de confiança e bem conceituado. Se você precisa deste tipo de cirurgia ou se conhece uma vítima de queimadura, faça uma visita ao nosso consultório.

 

Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!