Entenda a diferença entre vasinhos e varizes

Vasinhos e varizes aparentes nas pernas são problemas muito comuns, principalmente às mulheres. Mas qual a diferença entre eles?

Nem sempre é fácil identificar as manchinhas roxas que aparecem no corpo, mas se você prestar atenção aos detalhes, conseguirá distinguir os dois problemas.

O fato é que essas veias geram transtornos na saúde, na estética e também na autoestima, pois o paciente acaba se privando de usar determinados tipos de roupa para não torná-las visíveis.

Conheça tudo sobre vasinhos e varizes e como tratá-los.

Vasinhos X Varizes

Vasinhos e varizes são termos constantemente usados como sinônimos para caracterizar as manifestações dos vasos sanguíneos.

Mas estes são problemas distintos, apesar de serem relacionados à saúde do sistema venoso.

Os vasinhos são anormalidades predominantemente estéticas que aparecem como finas linhas perto da superfície da pele, muitas vezes nas cores vermelhas, azuis ou arroxeadas. Podem ser encontradas nas pernas e rostos, em áreas pequenas ou grandes, semelhantes a uma contusão quando ocorrem em grande quantidade.

Ao contrário dos vasinhos, as varizes são veias grandes e salientes, ficam acima do nível da pele, bem visíveis e se apresentam em tonalidades fortes de azul e vermelho. Podem aparecer em diversas regiões do corpo, como membros inferiores e face, e atingem mais as mulheres do que homens.

Causas dos vasinhos e varizes

O principal fator para o aparecimento de vasinhos e varizes é a hereditariedade, causada pela deficiência de proteínas, como a elastina e o colágeno, que fragilizam a parede do vaso sanguíneo, provocando o seu alargamento.

Há fatores desencadeantes hormonais que afetam as mulheres, como a gestação, o uso de pílula anticoncepcional e a reposição hormonal.

Também existem causas mecânicas, como sedentarismo, obesidade, andar muito de salto alto e ficar longo período sentado ou em pé.

Como posso prevenir?

A melhor forma de prevenir o surgimento dos vasinhos e varizes é adotando hábitos saudáveis. Isso inclui:

• Alimentação balanceada: alimentos como limão, laranja, alcachofra, chicória, arroz, quinoa, ovos, peixes e carnes brancas, por exemplo, melhoram a circulação do sangue;
  • Controlar o excesso de peso e ao acúmulo de gordura no corpo;
  • Praticar atividades físicas;
  • Não cruzar as pernas ao sentar;
  • Evitar permanecer muito tempo na mesma posição;
  • Elevar os pés e as pernas sempre que possível;
  • Não fumar;
  • Não usar roupas muito apertadas.

Quais são os sintomas?

Alterações nas veias podem ser apenas uma preocupação estética, sem sintomas ou problemas evidentes.

Mas, na maioria dos casos, as varizes provocam desconforto, dor na perna, inchaço, coceira, formigamento, câimbra, síndrome das pernas inquietas, manchas ou escurecimento da pele.

Esses sintomas podem se agravar e sinalizar alguma doença circulatória, como hipertensão ou trombose.

E o tratamento?

O tratamento dos vasinhos e das varizes vai além de questões estéticas. Pode minimizar inchaço, dor, demora na cicatrização de feridas e evitar problema mais sério de circulação, como trombose.

Ambos os tipos de veias podem ser facilmente tratadas, com diferentes métodos. O primeiro passo, é consultar um médico e fazer uma avaliação e realizar exames de imagem.

Os vasinhos mais simples e de menor calibre podem ser tratados com laser ou também luz pulsada. Já os maiores podem ser removidos com escleroterapia, que é uma injeção de produtos específicos para secá-los.

Também é possível fazer uso de medicamentos e da meia elástica, que comprime o sistema venoso superficial, direcionando o fluxo.

As varizes são tratadas com cauterização e cirurgias a laser, de realidade aumentada, tradicional e com cola específica.

Quando a veia é tratada no início, dificilmente voltará a aparecer. O que pode acontecer é a formação de novos vasinhos ou varizes.

Quer saber mais sobre o procedimento ou diagnosticar seus vasinhos ou varizes? Conte com a nossa equipe e agende uma avaliação pelo (21) 96469-6150 ou pelo http://bit.ly/2mmUYiX