Cirurgia plástica e anticoncepcional

É muito comum durante o planejamento de uma cirurgia plástica as mulheres apresentarem dúvidas sobre o uso de alguns medicamentos, inclusive o anticoncepcional. Geralmente, os anticoncepcionais podem aumentar os riscos de uma doença trombogênica, ou seja, aumentam as chances de uma pessoa ter uma trombose.

Apesar de o uso do anticoncepcional não ser um impeditivo para a realização da cirurgia plástica, ele pode oferecer alguns riscos para a paciente, assim como outros medicamentos também podem.

A própria cirurgia plástica em si, oferece riscos em relação à formação de trombos, por isso a paciente deve seguir rigorosamente as recomendações em relação à hidratação, ao repouso relativo, uso das meias de compressão, entre outros cuidados específicos. E o uso de anticoncepcional pode aumentar o risco, devido aos hormônios contidos nas pílulas.

Sendo assim, somente após uma avaliação precisa, como por exemplo, problemas no histórico familiar em relação à coagulação, tabagismo e obesidade, o médico poderá suspender ou manter o uso do anticoncepcional por um determinado tempo antes da cirurgia. E se for o caso de interrupção do medicamento, a paciente estabelecerá junto com seu parceiro outro método contraceptivo.

Identificados os riscos de a paciente desenvolver algum problema durante ou após a cirurgia por causa do anticoncepcional, não adianta parar de tomar o medicamento na véspera do procedimento.

Geralmente, o médico suspende o remédio por pelo menos 30 dias antes da cirurgia. Pois, esta seria uma prática segura e preventiva.