fbpx

Conheça a Otoplastia

A cirurgia de otoplastia é um procedimento cirúrgico que visa eliminar ou corrigir o contorno anormal das orelhas, ou seja, a correção de orelhas proeminentes ou “descoladas”, muitas vezes conhecidas popularmente como “orelhas de abano”. Todavia, outras condições também podem ser tratadas com recurso a técnicas de otoplastia, nomeadamente, sequelas de traumatismo, ausência congénita das orelhas ou outros tipos de anomalias.

Estes problemas podem ser uni ou bilaterais, podendo inclusivamente envolver as duas orelhas de forma diferente. Em qualquer um dos casos, a principal consequência é psicosocial, pois estas anomalias da orelha não afetam a audição. Por este motivo, as companhias de seguro não contemplam, na maioria dos casos, a cobertura destas situações.

Muitas vezes, este problema estético provoca problemas de autoestima e pode gerar ansiedade, interferir na relação com as outras pessoas, quer na infância quer em adultos, devendo ser equacionada a cirurgia nestes casos.

Como é feita a otoplastia?

Apesar de ser uma cirurgia pouco invasiva, a otoplastia é realizada num bloco operatório em regime de ambulatório (o doente não necessita de ficar internado). É realizada uma incisão atrás da orelha, através da qual a cartilagem é exposta e moldada com fios de sutura. Por vezes, há necessidade de retirar um pequeno pedaço da cartilagem, permitindo que as orelhas consigam ficar mais próximas da cabeça, na simetria adequada, conferindo assim à orelha uma nova anatomia.

O cirurgião plástico faz então as suturas (pontos) que, pela sua localização e tamanho, ficam escondidas. Dependendo do problema a ser corrigido, outras intervenções podem ser realizadas para solucionar problemas funcionais ou simplesmente estéticos. O cirurgião plástico coloca um curativo no ouvido e deve ser deixado por 24 horas para proteger a área cirúrgica. A cirurgia geralmente é realizada sob anestesia geral. Também pode ser realizada sob anestesia local ou com sedação e anestesia local. A escolha do tipo de anestesia será feita de acordo com o plano de intervenção cirúrgica.

Independentemente do tipo de anestesia, o fato de ser um procedimento minimamente invasivo permite um pós-operatório muito mais fácil, pois o paciente pode voltar para casa após o procedimento. Em geral, os pontos são internos e absorventes, não sendo necessário retirá-los.

O curativo geralmente é feito com a aplicação de pomada cicatrizante e curativo. Eles são feitos no final da intervenção e são removidos pelo médico 24 a 48 horas após a intervenção. Se houver necessidade de novo curativo, o paciente será informado de como e onde poderá fazêlo.

Deverá ser utilizada uma faixa de tecido compressiva específica nos casos de correção de orelha de abano, durante a noite no primeiro mês após a intervenção cirúrgica.

A cirurgia tem a duração média de cerca de uma hora. Após a cirurgia o paciente permanece algumas horas numa sala de recobro, podendo posteriormente regressar a casa.

Entre em contato conosco e faça agora mesmo uma avaliação.

Telefones:
📞 (21) 3669-6994
📲 (21) 96469-6150

Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!