[vc_row][vc_column][vc_column_text]
A probabilidade de desenvolver estrias na gravidez é muito grande – para não dizer que é inevitável para praticamente 90% das mulheres grávidas. Normalmente, as estrias ocorrem entre as semanas 35 e 36, quando a dilatação da barriga está maior e costumam aparecer principalmente na barriga, nos seios e nas coxas.
As estrias nada mais são do que um estiramento que ocorre quando a pele tem que esticar muito em pouco tempo, rompendo as fibras que a formam de maneira abrupta. Durante a gravidez, o crescimento do útero provoca o estiramento do abdômen e, consequentemente, o aparecimento dessas indesejadas marcas.
Porém, existem algumas maneiras de cuidar da sua pele para que os efeitos sejam mínimos e sua pele volte a ser exatamente como era (ou ainda melhor) após o parto.
Hidratação
Para tentar minimizar os efeitos causados na pele pelo aparecimento de estrias na gravidez, a melhor alternativa é, como para a maioria dos problemas de pele, a hidratação!
Os óleos com semente de uva ou de amêndoas são bastante indicados para isso. Além disso, beba sempre bastante água, já que essa é, sem dúvida alguma, a forma mais eficiente de hidratar o corpo.
Por isso, durante toda a gravidez, procure beber uma boa quantidade de água diariamente, para manter a saúde de todo o organismo e contribuir para a diminuição das estrias.
Alimentação
Outra maneira de driblar o aparecimento das estrias na gravidez é cuidando da alimentação. As vitaminas A e C, principalmente, são essenciais para combater o aparecimento das estrias, e você pode encontrá-las em alimentos como laranjas, pimenta, tomate dentre muitos outros.
Alimentos ricos em colágeno e ômega 3 também são bastante indicados para ajudar no combate às temidas estrias.
Controle o peso
Como dissemos, as estrias surgem quando a pele é obrigada a esticar muito e de maneira muito rápida, rompendo as fibras que a formam.
Por isso, controlar a alimentação – e consequentemente o ganho de peso – durante a gravidez é uma ótima maneira não só de controlar o aparecimento de estrias, como cuidar da sua saúde e da saúde do bebê.
Roupas
Dê preferência a roupas confortáveis, de preferência de algodão, que permitem à pele respirar. Não use roupas apertadas demais, pois podem contribuir para o aparecimento das estrias.
Exercícios físicos
Embora determinados esforços físicos talvez não sejam recomendáveis durante a gestação, é perfeitamente possível continuar praticando algum exercício ou esporte, o que contribuirá para o controle do peso e para a diminuição do aparecimento das estrias na gravidez.
Se tiver dúvidas sobre quais exercícios fazer, consulte seu médico e peça orientação.
Remoção das estrias
Algumas técnicas podem ser utilizadas para remoção das estrias após o parto, utilizando geralmente ácidos ou laser. Esses procedimentos costumam amenizar bastante as marcas, mas, como todo tratamento, devem ser feitos por profissionais especializados em locais de sua confiança.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do que fazer com as tão temidas estrias, entre em contato com a gente!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]