Obesidade: Cirurgia aumenta a expectativa e a qualidade de vida!

Uma doença que cresce a cada ano, a obesidade já está fazendo parte da vida de muita gente, sobretudo no Brasil. Só no país, já somam mais de 18 milhões o número de obesos e, quando o assunto é estar acima do peso, são mais de 70 milhões.

Nos casos de obesidade, a cirurgia bariátrica é uma solução bastante procurada, já que traz diversos benefícios, como a redução de fatores de risco, principalmente os cardiovasculares, e o aumento da expectativa de vida do paciente.

O método mais comum é a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia. Esta é uma técnica moderna, menos invasiva e confortável para o paciente, que faz a redução do estômago com uma microcâmera ligada a um monitor, que permite a visualização do estômago para a realização do procedimento. Além de uma recuperação rápida, existe menos risco de infecção, a cicatrização e o retorno às atividades cotidianas acontecem mais rapidamente.

Outra alternativa não cirúrgica é a colocação do balão intragástrico. É uma bola de silicone, extremamente resistente ao ambiente estomacal, projetada para ser inflada dentro da câmara gástrica, através de uma endoscopia, que dura somente alguns minutos. O principal objetivo deste balão é a alteração da saciedade e as alterações hormonais e neurais, que trazem uma grande melhora ao paciente já nos primeiros meses.

Apesar disso, é importante avaliar o paciente, para que o cirurgião possa definir qual é a técnica que trará os melhores resultados. São realizados exames pré-operatório, que apontam as condições do paciente, para que a cirurgia seja a mais assertiva possível. Por se tratar de uma doença multifatorial (psicológica, nutricional e metabólica), é preciso também de uma abordagem multidisciplinar, para que o problema não volte após um período de tempo.

Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas aqui em nossa clínica. Nossos profissionais são experientes e farão você sentir-se confortável para que você possa buscar mais qualidade de vida.