A fibrose é caracterizada pela formação de tecido conjuntivo fibroso que pode acometer diversas regiões do organismo humano.
Como explicamos melhor neste post, enquanto alguns casos de fibrose são mais simples e não requerem grandes cuidados, outros podem ser mais perigosos e até mesmo fatais, quando não tratados adequadamente, como a fibrose pulmonar, por exemplo.
Mas e quando se trata do tratamento, você sabe quais são as opções que se tem à disposição hoje em dia?
Reunimos neste post as principais informações a respeito de tratamento para fibrose. Continue lendo e saiba mais:
O que é fibrose?
A fibrose é uma cicatrização patológica na qual o tecido conjuntivo substitui o tecido parenquimatoso normal, o que resulta em uma considerável remodelação do tecido.
Lesões frequentes, inflamação crônica e contato frequente com alguns agentes podem deixar as pessoas mais suscetíveis à fibrose, onde um acúmulo excessivo acidental de componentes da matriz extracelular, como o colágeno, é produzido pelos fibroblastos, levando à formação de uma cicatriz fibrótica permanente.
Em resposta à lesão, forma-se uma cicatriz e, se a fibrose surgir de uma única linha celular, denomina-se fibroma.
Fisiologicamente, a fibrose atua depositando tecido conjuntivo, o que pode interferir ou inibir totalmente a arquitetura normal e a função do órgão ou tecido subjacente.
A fibrose também pode ser usada para descrever o estado patológico de deposição excessiva de tecido fibroso, bem como o processo de deposição de tecido conjuntivo no processo de cicatrização.
Em essência, a fibrose é uma resposta exagerada de cicatrização de feridas que interfere na função normal do órgão.
Existem tratamentos? Quais são?
O tipo de tratamento irá depender das causas de fibrose, que podem ser inúmeras, desde uma reação que ocorre no período pós-operatório, até uma reação de anos de exposição a alguns agentes como bebida alcoólica (nos casos de fibrose hepática, por exemplo).
Sendo assim, para entender quais são os tratamentos, é necessário, de antemão, considerar a causa. Confira os principais tipos de tratamento:
Tratamento para fibrose pós-cirurgia plástica
A fibrose pode ser desenvolvida depois de procedimentos cirúrgicos.
Nesses casos, alguns cuidados administrados por profissionais da estética e fisioterapia podem ajudar a eliminar o problema, tais como: drenagem linfática manual, terapia de ultrassom pulsado e alongamentos.
A drenagem linfática, ao contrário de outras formas de massagem, usa uma pressão muito leve, combinada com movimentos suaves de bombeamento para drenar o excesso de fluido da área afetada para os gânglios linfáticos.
Após a cirurgia, seu sistema linfático fica suprimido. Portanto, o sistema linfático não está filtrando adequadamente, o que pode causar dor e retenção de líquidos.
A drenagem linfática manual também permite que nutrientes importantes como oxigênio, vitaminas e minerais nutrem suas células.
Ou seja, ao mesmo tempo que reduz o inchaço, hematomas e fibrose; ajuda no processo de cicatrização e aliviar a dor.