Sinais de que você precisa dar atenção para sua pele!

Sabemos da importância de ter uma pele bem cuidada, já que é o maior órgão do corpo humano. E o organismo manda sinais por meio da pele, que manifesta doenças próprias ou de outras partes do corpo.

Portanto, ela está sujeita a alterações de todos os tipos causadas tanto por fatores externos, como os raios solares, quanto internos, como uma alteração metabólica.

Mas você sabe quais são os sinais que mostram quando deve se preocupar? Quais os cuidados deve ter com a pele? Descubra!

Pintas

Existem pintas de nascença que dificilmente representam algum problema de saúde e as que surgem na vida adulta, que inspiram cuidados em situações bem específicas.

Geralmente, as pintas são provenientes da exposição ao sol e sofrem alterações, como cor, tamanho, coceira e sangramentos.

Nesse caso, elas precisam ser retiradas para biópsia e análise, pois podem causar doenças.

Manchas

As manchas devem ser observadas conforme suas cores, por exemplo:

• Cor de café com leite: podem apresentar sintomas de doenças genéticas, como a neurofibromatose.
  • Brancas: são sinais de leucodermia solar, causadas pela exposição ao sol sem proteção e pela alimentação inadequada.
  • Roxas: geralmente, são hematomas provocados por pancadas, mas se demorar a desaparecer, podem sinalizar vazamentos sanguíneos causados por transtorno de sangramento ou escorbuto, uma deficiência de vitamina C.

As manchas, assim como as pintas, se crescerem de forma irregular, coçarem, sangrarem ou formarem casca merecem atenção, pois os sintomas serem característicos ao câncer de pele.

Erupções

As erupções mais comuns na pele são as herpes, mas também podem ocorrer a sarna, catapora, alergias e verrugas.

É importante analisar o que acompanha essas lesões, por exemplo, nódulos, vesículas, bolhas, coceira e dor.

Caso persistam por mais dias, você deve consultar um médico para identificar se é um problema interno ou uma infecção.

Ressecamento

Normalmente, significa apenas falta de hidratação e é solucionado com o uso de cremes adequados ao tipo de pele.

Mas o aspecto seco da pele pode ser sintoma de simples doença cutânea ou algo mais grave, como diabetes, doenças vasculares, e problemas na tireoide.

Se um hidratante não resolver a questão, é necessária uma análise multidisciplinar para detectar o motivo.

Coloração

Sabia que a cor da sua pele fala sobre sua saúde? Veja as dicas:

• Bronzeada: em diabéticos, é ser sinal de problema com o metabolismo do ferro.
  • Amarelada: sinal de insuficiência hepática, de carotenemia ou ainda de dieta rica em cenoura, batata-doce e abóbora.
  • Escurecimento da pele: geralmente, ocorre em cicatrizes e dobras das articulações, dos cotovelos e dos joelhos, e pode ser sinal de doença hormonal.

Mudanças nas unhas

As constantes mudanças na cor ou na forma das unhas significam deficiência ou doenças, incluindo hepáticas e renais.

Algumas lesões nas unhas se parecem com infecção por fungos, mas podem ser resultado de psoríase.

Quais os cuidados com a pele devo seguir?

As melhores estratégias para evitar que as lesões ocorram na pele e ainda que se transformem em doenças são:

• Evitar a exposição solar excessiva, principalmente entre 10h e 16h.
  • Proteger a pele dos efeitos da radiação ultravioleta (UV).
  • Usar chapéus e camisas.
  • Fazer uso de filtro solar.
  • Recorrer a exames e tratamentos de estética avançada.

Consulte seu médico regularmente e fique atento aos sinais da sua pele. Caso tenha dúvidas sobre os cuidados com sua pele, entre em contato conosco pela nossa página no Facebook. Se quiser agendar uma consulta, marque sua avaliação no telefone (21) 96469-6150 ou site  http://bit.ly/2mmUYiX.