Como a suplementação pode ajudar na cicatrização?

Poucos sabem, mas a suplementação pode ser uma ótima aliada do pós-operatório, principalmente na cicatrização.

Qualquer cirurgia plástica provoca inchaço e ferimento no corpo e usar compostos alimentares após o procedimento tem sido eficaz para acelerar a recuperação.

Eles atuam na manutenção das funções imunológicas com a finalidade de contribuir ao máximo com o paciente.

Aprenda como os suplementos podem te ajudar.

O que são suplementos?

Os suplementos alimentares são compostos de nutrientes, como proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos, e podem vir em formato de gel, cápsula ou pó. Eles servem para complementar a dieta e prover ao organismo aquilo em que esteja deficiente.

Existe um grande número de pessoas se submetendo a cirurgias plásticas, que possuem variadas sequelas. As mais comuns são o surgimento de seroma e fibrose no pós-operatório, causadas por cicatrização alterada, inflamação, hematoma, necrose, trombose, estresse oxidativo e edema.

Há estudos que comprovam o papel dos suplementos no processo de recuperação, garantindo eficácia no resultado estético. Esses compostos previnem e amenizam as complicações.

Mas eles devem ser indicados pelo médico, com objetivo de auxiliar na reposição energética e também na cicatrização do paciente, mantendo seu estado nutricional equilibrado.

Como a suplementação ajuda na cicatrização?

A cicatrização é um processo dinâmico e imediato de reparação da pele como consequência da cirurgia plástica.

O uso de suplementos nesse período gera benefícios, como: acelera a recuperação da inflamação, melhora o sistema imunológico, fornece mais energia, ameniza os riscos de infecções e ajuda na formação dos tecidos.
Os mais indicados e suas atribuições são:

• vitamina C: impulsiona o sistema imunológico e a produção de colágeno, além de acelerar a recuperação no processo de cicatrização;
  • vitamina A: acelera o processo de cicatrização;
  • vitaminas do complexo B: auxiliam a produção de colágeno e o reparo satisfatório das feridas;
  • zinco: está ligado ao processo de cicatrização e a melhora da imunidade;
  • arnica: anti-inflamatório, aumenta o fluxo sanguíneo para a área de trauma e ajuda a reduzir o inchaço;
  • vitamina K: anti-inflamatório.

Podem ser comprados na forma de multivitaminas, contendo várias substâncias agrupadas. É comum encontrá-los prontos para consumo ou formulados por um profissional de saúde.

[EBOOK GRATUITO] Os maiores mitos da Queda Capilar

Cuidados pós-operatório

Existem muitos suplementos no mercado que podem acelerar a cicatrização e o tempo de recuperação natural do corpo na fase pós-cirúrgica. Mas, assim como todos os medicamentos, o seu uso só é recomendado sob supervisão médica.

É importante sempre consultar um profissional para consumir qualquer suplementação. Também pergunte ao seu cirurgião qual sua deficiência nutricional e quando pode fazer a ingestão de repositores.

Respeite o tipo e a dose recomendada pelo médico, pois em excesso, causam intoxicação e prejudicam o fígado e os rins.

Além disso, para auxiliar o processo de cicatrização, o paciente deve suspender o hábito de fumar e a atividade física por 30 dias, evitar exposição ao sol e se hidratar bastante.

Conte com a nossa equipe na suplementação para pós-operatórios. Agende uma consulta agora mesmo e se prepare para ter uma cirurgia bem-sucedida e livre de cicatrizes.

Ficou interessada? Agende uma consulta com a nossa nutricionista pelo (21) 96469-6150 ou pelo http://bit.ly/2mmUYi