Como qualquer procedimento cirúrgico, antes de realizar a bichectomia é preciso ficar atenta a alguns detalhes. Dessa forma, você poderá garantir o resultado esperado e de forma segura.
Ela é indicada para reduzir o volume das bochechas em quem tem o rosto mais redondo e sente-se desconfortável.
Apesar de simples, a cirurgia requer alguns cuidados e possui contraindicações para preservar a saúde do paciente.
Saiba quais são esses cuidados pré-cirúrgicos e garanta o seu preparo correto!
Bichectomia, o que é?
A bichectomia é um procedimento cirúrgico intraoral que remove a Bola de Bichat, ou corpo gorduroso da bochecha, e que tem ganhado cada vez mais adeptos, despertando a curiosidade das pessoas.
Trata-se de um procedimento estético, pois reduz o volume das bochechas, deixando a face mais harmônica, e funcional, já que aumenta o corredor bucal, diminuindo trauma em pacientes que costumam morder a mucosa jugal.
Apesar desse tecido gorduroso ser semelhante ao encontrado em outras partes do corpo, ele não é utilizado como fonte de energia para os casos de emagrecimento. Portanto, a pessoa pode perder peso e diminuir a quantidade de gordura do corpo, mas as Bolas de Bichat não diminuem.
A cirurgia é relativamente simples, feita com anestesia local, em consultório ou clínica. Ela dura, em média, uma hora.
Não deixa cicatrizes na face e os resultados começam a aparecer aproximadamente em 15 a 20 dias. Sua remodelação total ocorre em 90 dias.
O pós-operatório é semelhante ao da extração dos terceiros molares e são necessários repouso e prescrição medicamentosa. Podem ocorrer dor, inchaço e roxos na face. É recomendada a realização de drenagem facial para diminuição do edema.
Preparo da cirurgia
Antes da realização do procedimento de bichectomia, o paciente precisa passar por uma avaliação médica e realizar exames pré-operatórios, como cardiológico, glicemia, coagulograma e hemograma completo, comuns a qualquer cirurgia.
O paciente não pode ter apresentado quadro de febre ou gripe até dois dias anteriores à operação e deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou refeições muito exageradas na véspera. Também deve evitar medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (AAS, aspirina, Melhoral, Doril, Buferil) por pelo menos 14 dias e manter jejum completo, inclusive de água, 8 horas antes do procedimento.
A cirurgia de redução de bochechas só pode ser feita após o completo crescimento da estrutura facial. Portanto, não é recomendada para crianças e adolescentes. Nesses casos, é preciso uma avaliação criteriosa de um médico antes de optar pela técnica.
Pessoas que estão acima do peso devem emagrecer primeiro e realizar o procedimento de bichectomia somente após atingirem o peso ideal recomendado pelo médico.
Já quem possui problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, doenças sistêmicas descontroladas, disfunções clínicas em geral e com algum tipo de dismorfia corporal são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia.
Pacientes com flacidez excessiva no rosto devem sempre ser avaliados pelo cirurgião plástico com bastante cautela. Na maioria das vezes, a associação com um lifting facial trará melhores resultados que a bichectomia isolada.
Tem interesse nesse tipo de cirurgia plástica? Fale conosco que podemos ajudar!
Agende sua avaliação agora mesmo pelo nosso WhatsApp: (21) 96469-6150 ou pelo http://bit.ly/2mmUYiX