fbpx

Alimentos fundamentais para uma boa recuperação pós-cirurgia

Não é só de medicamento que se faz um bom pós-operatório. Os alimentos têm papel fundamental no pós-operatório após a realização de uma cirurgia plástica. Além do repouso, das sessões de drenagem linfática e uso correto das malhas de compressão, durante o período de pós-operatório é fundamental adotar uma alimentação adequada, que contribuirá ativamente no processo de cicatrização pós-cirúrgico e garantir o efeito desejado.

Opte por alimentos leves, nesse momento de recuperação. Porque ao processar esses alimentos o corpo foca a energia na recuperação de tecidos e não na digestão do alimento. Além disso, alimentos ricos em proteínas e fatores cicatrizantes também são indicados no pós-operatório. A vitamina C, fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra doenças neste período em que está mais fragilizado.

É importante dizer que a dieta é fundamental para a produção de colágeno, substância responsável pela firmeza da pele e pela cicatrização cutânea.

 

Alimentos que ajudam no processo de cicatrização:

  • Proteínas: ajudam na reconstituição de tecidos necessários para a cicatrização. Exemplo: carne magra, ovo, peixe, gelatina, leite e derivados, amêndoas, soja, grão de bico.
  • Ômega 3: reduz a inflamação, otimizando a cicatrização. Exemplo: sardinha, salmão, atum, nozes, sementes de chia.
  • Frutas cicatrizantes: importante na formação do colágeno, que ajuda na firmeza da pele e na boa cicatrização das suturas. Exemplo: laranja, morango, abacaxi ou kiwi.
  • Ferro: ajuda a manter as células do sangue saudáveis, que são importantes para levar os nutrientes ao local da ferida. Exemplo: fígado, espinafre, gema de ovo, ervilha ou lentilha.
  • Valina: melhora a qualidade de regeneração dos tecidos. Exemplo: castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoas.
  • Vitamina A: auxilia na formação dos tecidos epitelial e ósseo, além de estimular a função imunológica do corpo. Exemplo: couve, espinafre, cenoura, abóbora, tomate, manga, beterraba.
  • Vitamina C: auxilia na função imunológica e atua como um antioxidante tecidual, bloqueando os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo. Exemplo: pimentão, frutas cítricas, tomate e suco de tomate, espinafre, brócolis, couve, salsa, couve de bruxelas e couve-flor.
  • Vitamina E: melhora a qualidade da pele em cicatrização. Exemplo: sementes de girassol, avelã ou amendoim.
  • Vitamina K: ajuda na coagulação sanguínea, diminuindo os riscos de hemorragia e facilitando a cicatrização. Exemplo: Brócolis, aspargo ou espinafre.
  • Fibras: ajudam a estabilizar os processos digestivos e reduzem o risco de constipação, um efeito colateral relativamente comum após uma cirurgia. Exemplo: pães integrais, frutas, legumes, feijões e certos cereais ricos em fibras.
  • Água: após uma cirurgia, geralmente é bom beber bastante líquido. Além de ser indispensável para a manutenção da saúde e para o funcionamento dos órgãos, a água diminui os inchaços que podem acontecer por conta da retenção de líquido no pós-operatório. A bebida ainda melhora o funcionamento dos rins que, provavelmente, estarão sobrecarregados com o uso de anti-inflamatórios.

Alimentos que devem ser evitados:

  • Frituras: os alimentos ricos em gordura não favorecem a resposta imunológica do organismo, já que demandam uma digestão mais demorada. Além disso, a gordura desempenha um papel inflamatório, tudo que seu corpo não precisa neste momento.
  • Alimentos industrializados: os ultraprocessados também não são indicados, justamente porque também contribuem para a inflamação do corpo. Acontece que muitos deles possuem gordura trans, que causa inflamação nas artérias.
  • Doces e açúcar refinado: a absorção do açúcar acaba provocando um processo inflamatório dentro das células. Seu consumo também é relacionado à resistência à insulina, processo em que os tecidos precisam de mais desse hormônio para colocar o açúcar dentro das células. Sem contar que doces em quantidades exageradas provocam inflamação local no intestino.
Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!