Doença do silicone: o que é, sintomas e tratamento

Doença do silicone é um termo utilizado para descrever alguns sintomas que podem surgir em pessoas com próteses mamárias de silicone, como dor nas articulações, queda de cabelo, alterações psicológicas e cansaço excessivo, por exemplo.

Apesar da doença de silicone ser normalmente referida como sinônimo da síndrome ASIA, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica esclarece que são situações diferentes, até porque a doença do silicone não é considerada uma doença, mas sim um conjunto de sintomas.

A doença do silicone e a síndrome ASIA estão ganhando evidência nos últimos anos: os dois diagnósticos podem acometer mulheres que optaram por próteses de silicone e trazem uma série de sintomas e prejuízos ao organismo. Após consulta com um médico especializado, o explante de silicone – cirurgia de retirada das próteses – se torna uma opção para muitas.

Principais sintomas

A doença do silicone pode levar ao aparecimento de alguns sintomas que podem surgir entre 3 dias e 30 anos após a colocação da prótese, sendo os principais:

• Fadiga;
  • Depressão;
  • Alteração do sono;
  • Boca seca;
  • Alteração do funcionamento intestinal;
  • Dor articular;
  • Queda de cabelo.

O diagnóstico deve ser feito pelo cirurgião plástico apenas por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, isso porque não existem alterações laboratoriais e radiológicas que sejam indicativas da doença do silicone.

O que é síndrome ASIA?

A síndrome ASIA é uma alteração autoimune que pode ser desencadeada por adjuvantes, ou seja, substâncias “estranhas” para o organismo que podem resultar em um processo inflamatório crônico em pessoas que já possuem predisposição para doenças autoimunes. Dentre os adjuvantes que podem favorecer o desenvolvimento dessa síndrome estão o silicone, hidróxido de alumínio, mercúrio, óleo mineral e titânio, por exemplo.

Então deve-se retirar a prótese pensando na prevenção ou no controle dos sintomas? O explante, ou seja, a retirada do silicone, não garante que as queixas relatadas irão desaparecer.

Uma boa avaliação especializada por um médico faz diferença na hora de se decidir por retirar ou não uma prótese mamária. É importante alertar que pacientes com doença autoimune ou histórico familiar do problema têm maior risco de desenvolver a ASIA.