fbpx
eliminar fibrose após cirurgia plástica

Como eliminar fibrose após cirurgia plástica?

Se você está tentando descobrir como eliminar fibrose após cirurgia plástica está no post certo.

Obviamente, realizar um procedimento estético é um sonho, mas, caso os cuidados após o procedimento não sejam adequados, podem trazer certos incômodos.

Os mais comuns são: retenção de líquido e formação de fibrose. 

Para que os resultados da sua cirurgia sejam perfeitos, hoje você vai descobrir na íntegra como eliminar fibrose após cirurgia plástica.

Fique com a gente e saiba tudo!

O que é fibrose?

A fibrose é temida por quem realiza uma cirurgia plástica, principalmente a lipoaspiração.

Em suma, a fibrose é uma “cicatriz interna” pós-operatória. É um tecido composto principalmente por colágeno, utilizado pelo organismo para cicatrizar lesões. 

Está presente em todos os pequenos orifícios que a lipoaspiração faz na gordura, entre a pele e o músculo. Mas isso também pode ocorrer em diversas cirurgias. 

A fibrose cicatricial pós-operatória pode causar irregularidades, endurecimento intenso, nodulações, retrações de pele e até dores. 

Não é perceptível nas primeiras duas semanas, mas geralmente é visível e sentido após 14 dias, e pode piorar durante os primeiros três meses. 

Entre 6 meses e um ano de operação, tende a amolecer, mas pode deixar sequelas.

 

Quais cirurgias podem causar fibrose?

Antes de descobrir como eliminar fibrose após cirurgia plástica, saiba que, infelizmente, qualquer procedimento cirúrgico que gere algum tipo de lesão, bem como dano tecidual ou trauma, pode desencadear a fibrose.

Isso também é bastante comum principalmente em pessoas que têm a pele muito grossa.

Como eliminar a fibrose após cirurgia plástica?

Mesmo se presente, a fibrose nos estágios iniciais (14 a 21 dias da cirurgia) é muito mais fácil de tratar e resolver do que a fibrose antiga, que já está endurecida e espessada. 

Quanto mais cedo for tratado, maiores serão as chances de sucesso. 

A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. 

Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.

Diante de tudo isso, pode-se concluir que a fibrose cicatricial pós-operatória, embora inevitável, muitas vezes pode ser modulada e, portanto, o diagnóstico deve ser precoce, tornando o acompanhamento pós-operatório essencial.

Contudo, a forma mais comum de eliminar a fibrose após cirurgia plástica é através da drenagem linfática.

Por que a drenagem linfática é tão eficaz para tratar fibrose?

A drenagem linfática é essencial em cirurgias para minimizar o acúmulo de líquido nos tecidos e nos espaços entre a pele e o músculo. 

Quanto mais líquido for retido, maior será a cicatriz para cobrir o espaço entre os tecidos, ou seja, maior será a fibrose cicatricial pós-operatória.

A drenagem linfática evita justamente isso, ela evita que o líquido fique retido, portanto, o método mais econômico e eficaz de evitar que a fibrose interfira nos resultados positivos da sua cirurgia.

Conclusão

É de suma importância que você faça a drenagem linfática para reduzir os riscos de cicatriz feia e indesejada.

Portanto, realizar o procedimento é um complemento da cirurgia plástica para que você se olhe no espelho e se sinta linda como o desejado.

Dessa forma, os cuidados pós-operatórios são importantes, tá?

Não negligencie isso achando que seu corpo tem uma boa cicatrização, jamais! 

O que achou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida? Entre em contato ou agende uma consulta!

Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!