Rinoplastia

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica que visa corrigir aspectos indesejados do nariz por meio da alteração dos ossos, da pele e da cartilagem dessa parte do rosto. Dessa forma, a insatisfação com o formato e com o tamanho do nariz pode ser resolvida com a realização desse procedimento que corrige pontas grossas, quadradas ou arredondadas, largura, giba nasal, grossura e até mesmo distorções.

Existem dois tipos de Rinoplastia: a fechada — em que não é necessário realizar cortes e as modificações são especificamente internas — e a aberta — que modifica a cartilagem nasal e deixa uma cicatriz externa entre as duas narinas.
Apesar do que muitos acreditam, nem sempre a técnica é feita somente com propósitos estéticos. Juntamente com esse procedimento, é possível realizar a correção de desvio de septo e da hipertrofia de corneto, conhecida popularmente como “carne esponjosa”, que causam dificuldades na respiração e, consequentemente, podem prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.

O procedimento é contraindicado para pessoas que possuem problemas de coagulação, crianças, pacientes que estejam enfrentando doenças e mulheres grávidas ou em fase de amamentação. A técnica cirúrgica é caracteriza por causar pouca ou nenhuma dor, ocasionando apenas desconfortos e não impondo nenhuma restrição quanto aos esforços físicos, exigindo apenas que o paciente tenha cuidados, como dormir de barriga para cima e, nas primeiras semanas, ficar em repouso, evitar tomar sol e tocar na região operada.

Nesse sentido, o método se destaca não só por ser indolor, mas também por melhorar o aspecto da face e tornar o rosto mais harmônico e alinhado. Após a realização dessa técnica estética, sem dúvidas, o paciente se sentirá melhor ao se olhar no espelho, terá mais autoconfiança, uma melhor imagem pessoal e uma melhora da autoestima, fatores essenciais para otimizar o convívio social.

Caso ainda esteja em dúvida se esse procedimento é o mais indicado para você, busque a orientação de um cirurgião plástico qualificado e de confiança.