fbpx

Quais os cuidados com o pós-operatório após uma cirurgia plástica?

O resultado obtido após uma cirurgia plástica não está associado apenas à cirurgia em si ou à precisão do cirurgião, mas também aos cuidados empreendidos pelo paciente durante a recuperação.

Você sabe quais os cuidados com o pós-operatório após uma cirurgia plástica?

O tipo de cuidado pós-operatório de que cada paciente precisa depende do tipo de cirurgia que é feita, bem como de seu histórico de saúde. 

De modo geral, os cuidados pós-operatórios começam imediatamente após a cirurgia, ainda durante a internação hospitalar, normalmente com medicamentos analgésicos, e devem continuar depois da alta médica. 

Antes de fazer a cirurgia, pergunte ao seu médico quais serão os cuidados pós-operatórios. Isso lhe dará tempo para se preparar com antecedência.

 

Alguns dos principais cuidados pós-cirúrgicos incluem:

Cuidados pós-operatórios de cirurgia plástica

Quando um paciente passa por uma cirurgia de saúde, os cuidados pós-operatórios incluem, algumas vezes, tratamento medicamentoso adjacente.

Mas quando se trata de cirurgia plástica, há ainda outros cuidados que o paciente deve se atentar para garantir um bom resultado, e o período pós-operatório é crucial para afinar os resultados que a cirurgia pode proporcionar.

Aumente a ingestão de água diariamente

Após passar por uma cirurgia, é fundamental que o paciente consuma uma quantidade considerável de água diariamente.

Isso porque a água é o que ajudará o corpo a eliminar as toxinas, além de acelerar a eliminação de edema (inchaço) comum às cirurgias.

Além disso, a água ajuda no processo metabólico, inclusive dos tecidos que foram lesionados durante a cirurgia, acelerando a recuperação e a cicatrização.

Por último, mas não menos importante, o consumo de água no período pós-operatório ajuda a prevenir problemas tromboembólicos.

A recomendação mais comumente aceita é que cada paciente tome 2 litros de água por dia, mas, para uma prescrição mais precisa, deve-se multiplicar 35ml de líquido por peso corporal.

Desse modo, uma pessoa com 60kg deve consumir, diariamente, 2,1 litros de água ao dia.

Use roupas modeladoras e de compressão (quando prescrito)

O uso de roupas de compressão, como cintas e sutiãs pós-cirúrgicos, ou até mesmo meias compressivas, proporciona uma série de benefícios ao corpo que está em processo de recuperação após uma cirurgia.

Quando se trata de cirurgia plástica, o uso é ainda mais importante, pois ajuda a melhorar os resultados obtidos, além, é claro, de acelerar a recuperação e a cicatrização.

Os principais benefícios de adotar roupas de compressão entre os cuidados pós-operatórios incluem:

  • Dá sustentação à pele e aos músculos, evitando flacidez;
  • Evita seroma (acúmulo de líquido na superfície da pele);
  • Melhora a cicatrização dos tecidos lesionados;
  • Ajuda a modelar o contorno do corpo, aprimorando os resultados da cirurgia.

Vale lembrar que, hoje em dia, os modelos mais modernos de roupas de compressão são anatomicamente confeccionados para oferecer não apenas sustentação, mas também conforto ao corpo que está em processo de recuperação.

Alimentação balanceada

A alimentação não está atrelada apenas à boa forma. Adotar um cardápio saudável ajuda na recuperação do organismo, dos tecidos, da cicatrização e do retorno à uma vida ativa mais rapidamente.

Os alimentos ricos em vitamina A, vitamina C e vitamina E, por exemplo, são ricos em antioxidantes, que, por sua vez, combatem os efeitos dos radicais livres – que são nocivos ao organismo e promovem o envelhecimento celular.

Além disso, os alimentos com essas vitaminas oferecem colágeno – proteína fundamental para a regeneração dos tecidos e para a firmeza da pele.

Alguns alimentos com essas propriedades incluem cenoura, abóbora, batata doce, manga, ovo, laranja, morango, kiwi, acerola, abacaxi, dentre outras.

Já os alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como aveia, azeite de oliva extra virgem, nozes e abacate melhoram o funcionamento das enzimas, produção de glóbulos vermelhos e melhora o metabolismo proteico. Todos esses fatores contribuem para a recuperação pós-cirúrgica.

Atenção: evite ao máximo o consumo de sal e de alimentos industrializados (pois são cheios de sódio), o que acentua ainda mais o inchaço.

Evite exposição solar

Normalmente recomenda-se ao paciente que espere cerca de 30 dias até expor a região operada ao sol e, mesmo após esse período, aplique e reaplique no intervalo indicado protetor solar.

Essa prescrição se deve ao fato de que a exposição aos raios ultravioletas aumenta as chances de formar cicatriz no local da incisão.

Por sua vez, isso ocorre porque após a cirurgia, nos três meses seguintes, a produção de melanina é mais intensa, e os cuidados devem ser ainda mais intensos.

Via de regra, recomenda-se que não se tome sol diretamente na cicatriz até sua maturação (quando ela desincha e perde a coloração avermelhada, adquirindo coloração próxima ao tom da pele).

Não fume no primeiro mês de pós-operatório

Que o tabagismo faz mal em qualquer circunstância, todos sabem, principalmente a longo prazo. Mas no período de recuperação pós-cirúrgica a prática é ainda mais nociva.

Isso porque ao fumar, o paciente está tragando e alojando as toxinas contidas no cigarro. Isso faz com que o processo de cicatrização retarde e, desse modo, a possibilidade de micro-organismos se alojarem no local é a maior – o que pode levar a uma perigosa infecção.

Essas infecções podem ser difíceis de manejar e irá requerer uso de antibióticos, uma situação que pode ser evitada eliminando o tabagismo, ao menos durante a recuperação.

Seguir prescrições médicas

Como mencionado, cada tipo de cirurgia irá requerer cuidados específicos além dos cuidados mais genéricos.

Uma cirurgia plástica terá alguns cuidados distintos de uma cirurgia cardíaca, por exemplo. Desse modo, além dos cuidados elencados nos tópicos acima, é imprescindível que o paciente siga cuidadosamente as orientações prescritas pelo médico, assim como os medicamentos adequados.

Isso inclui não trocar ou eliminar medicamentos da sua rotina pós-cirúrgica sem o conhecimento do médico, afinal, a etapa medicamentosa muitas vezes é uma parte importante do tratamento.

Acontece que, algumas vezes, os médicos prescrevem o uso de analgésicos enquanto ou se o paciente sentir dor. Nesses casos, o uso de tais remédios está atrelado à decisão e ao desconforto do paciente.

Não se esqueça que o médico conhece as características de sua condição de saúde, avaliou seus exames e realizou sua cirurgia. 

Ele sabe quais são suas necessidades, siga suas prescrições e as dicas que demos para obter uma boa recuperação!

 

Quer saber mais sobre este e outros procedimentos? Fica ligado em nosso blog!

Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!