Os benefícios da depilação a laser são grandes: com o tempo, os pelos enfraquecem e param de crescer.
Mesmo assim é muito comum as pessoas não optarem pela técnica com medo da dor. Mas será que ela realmente existe?
Tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento!
Para quem a depilação a laser é indicada?
Qualquer pessoa, seja homem ou mulher, pode realizar a depilação a laser. Existem alguns casos em que a indicação é feita:
- Quem deseja eliminar os pelos do rosto, incluindo a barba;
- Quer se livrar de pelos em qualquer parte do corpo;
- Possui crescimento acelerado dos pelos;
- Sofre com foliculite;
- Tem histórico de encravamento dos pelos.
Como o laser funciona?
O aparelho emite uma luz que atua sobre a melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração. Assim, provoca um aquecimento na raiz e destrói a capacidade do folículo em produzir um novo fio.
O resultado é visto nas primeiras sessões: a maioria dos pelos são eliminados e os que sobrevivem crescem lentamente, mais claros e finos. Quanto mais escuro o pelo, melhor o resultado com o laser.
Qual a duração do procedimento?
A duração de uma sessão de depilação a laser depende do tamanho da área que receberá o procedimento.
Em geral, partes pequenas, como axilas e virilha, levam cerca de 20 minutos para a realização do laser. Em áreas grandes, como as costas e coxas, o tempo é maior, em média 40 minutos.
Quantas sessões são necessárias?
A partir da primeira sessão, os folículos são destruídos, não produzindo mais pelos. A cada aplicação, os que sobraram vão diminuindo.
Em média, são necessárias de quatro a seis sessões para obter os resultados pretendidos. Devendo haver uma pausa de 30 dias entre uma e outra, no mínimo.
A aplicação do laser dói?
Para a maioria dos pacientes, a aplicação é bastante tolerável.
Com a evolução das técnicas, tornou-se ainda menos dolorosa: alguns aparelhos possuem um sistema de resfriamento que protege e acalma a pele após o pelo ter sido destruído.
Porém, algumas pessoas podem sentir desconforto, picadinhas, leve choque ou sensação de queimadura, pois o laser atinge uma temperatura elevada para ter eficácia.
Existem cremes anestésicos que podem ser usados antes do procedimento e diminuem a dor, principalmente em regiões sensíveis, por exemplo, virilha, buço e barba.
Como fica a pele após as sessões?
Depois das regiões depiladas, é bastante comum a pele ficar vermelha e inchada, durando em média de duas a quatro horas. Em alguns casos, o local pode escurecer um pouco e formar crostinhas, que desaparecem em questão de dias.
É possível amenizar os sintomas com aplicação de água termal e cremes à base de corticoides ou calamina na região tratada para acalmá-la.
A depilação é para sempre?
Alguns pelos podem voltar a nascer com o tempo, por isso nenhum laser proporciona depilação definitiva. É necessária uma manutenção anual para uma eliminação mais completa.
Mas isso depende do tipo da pele, do pelo e, ainda, da técnica utilizada. Existem aparelhos bem qualificados que garantem uma depilação mais duradoura.
Pelos mais claros e finos são difíceis de sair. Pelos brancos, por não terem melanina, não são afetados. Já os pelos escuros apresentam um resultado melhor.
Pode causar problemas?
Procure sempre clínicas especializadas e profissionais capacitados para realizar o procedimento. Se a intensidade do aparelho não for bem calculada, podem ocorrer queimaduras, formação de bolhas ou, ainda, o escurecimento da região.
Tome alguns cuidados antes e depois de cada sessão para evitar problemas: fique três semanas sem tomar sol antes de começar seu tratamento e não correr o risco de ter manchas, evite atividades que promovam transpiração intensa, e não faça depilação com cera, pinça ou eletrólise para não quebrar a haste do folículo.