É muito comum ocorrer uma confusão quando falamos em lipoescultura e lipoaspiração, pois são procedimentos semelhantes.
Porém, é importante entender quais são essas diferenças. Isso irá influenciar diretamente na indicação e na expectativa de cada uma dessas cirurgias.
Você sabe qual a diferença entre elas?
Lipoescultura
A lipoescultura é um procedimento cirúrgico que reduz o volume de gordura corporal em áreas localizadas e remodela em outras áreas que precisam de aumento de volume, proporcionando um melhor contorno corporal ao paciente. Nela, utilizam-se dois métodos: a lipoaspiração e a lipoenxertia.
Ela se difere da lipoaspiração porque a gordura não é eliminada do corpo, sendo enxertada em outra região. Sendo assim, seu objetivo é ajustar o contorno corporal, não perder peso.
Pode ser associada a outros procedimentos, complementando uma abdominoplastia, ou realizada de forma isolada, em uma mamoplastia ou rinoplastia, por exemplo.
O tempo médio de internação é de 24 horas. O afastamento do trabalho é cerca de 14 dias, dependendo da quantidade de regiões lipoaspiradas e em casos de cirurgias associadas.
Após a cirurgia, é comum aparecer inchaço na região, sendo recomendado o uso de cinta elástica e a realização de drenagem linfática para acelerar a recuperação. O procedimento não deixa grandes cicatrizes, apenas pequenas incisões no dorso, lombar, umbigo. Os pontos costumam cicatrizar rapidamente e são retirados em torno de uma semana.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados e conhecidos na cirurgia plástica e consiste em retirar os depósitos de gordura localizada em áreas específicas do corpo, por exemplo, abdômen, coxas, culotes, glúteos, braços, pernas, costas.
Lipoaspiração consiste no termo técnico para o procedimento, diferente do termo lipoescultura, que não passa de um conceito popular.
É indicada para quem deseja melhorar o aspecto corporal, tirando os excessos de gordura, eliminando-a do local.
O procedimento dura até cinco horas, dependendo da extensão da área lipoaspirada e da quantidade de gordura a ser retirada. E a internação costuma ser de 12h ou 24h.
As cicatrizes são muito pequenas, sendo pouco notadas, colocadas em áreas escondidas, como sob a marca do biquíni, dentro do umbigo ou no sulco mamário.
Vale lembrar que a lipoaspiração é indicada para quem pratica exercício físico e tem uma dieta equilibrada, mas deseja retirar gorduras localizadas. Ela não deve ser usada para quem não possui hábito de praticar esporte e consome alimentos industrializados.
Como escolher entre os dois procedimentos?
Para saber qual é o procedimento mais indicado, é sempre necessário passar por uma avaliação com um cirurgião plástico, alinhar as expectativas e entender a melhor opção para se chegar aos resultados desejados. Nos casos onde há flacidez de pele por exemplo, podem ser indicados outros tipos de cirurgia.
A lipoaspiração é indicada para pacientes com o peso ideal ou próximo a isso, mas que querem remover gorduras localizadas. A sugestão é de que a quantidade de gordura retirada fique entre 5 a 7% do peso total do paciente para não trazer riscos. Portanto, ela não é feita no intuito de perder peso.
Já a lipoescultura é formada por dois procedimentos: um para retirar a gordura e outro para implantar novamente no corpo. Ideal para quem busca um corpo com aparência mais curvilínea e harmônica.
A atual tecnologia permite cirurgias menos agressivas, com boa qualidade de cicatriz e recuperação mais rápida.
Vale ressaltar, também, que para garantir a segurança do procedimento, as cirurgias devem ser realizadas em ambiente hospitalar, com profissional capacitado.
Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pela nossa página no Facebook. Se quiser agendar uma consulta, marque sua avaliação pelo (21) 96469-6150 ou pelo http://bit.ly/2mmUYiX.