fbpx

Explante Mamário: Como funciona a cirurgia de retirada de silicone.

Muitas mulheres sonham com a colocação de prótese mamária, contudo, cresce cada vez mais a busca por pessoas interessadas em fazer a cirurgia de retirada de silicone, também chamada de “explante de silicone”.

O explante mamário é um procedimento que está sendo aderido por muitas mulheres e os motivos são diversos. Você já ouviu falar em cirurgia de explante mamário? Separamos neste post algumas dicas e informações para você que está pensando em realizar este procedimento.

 

O que é o explante de silicone? 

Explante mamário nada mais é que a cirurgia de retirada das próteses mamárias previamente colocadas cirurgicamente. A opção de se realizar o explante mamário pode ser uma decisão tanto da própria paciente quanto por indicação médica. O implante pode ocasionar desconforto ao longo do tempo, até mesmo problemas atrelados à saúde, como queda de cabelo, dores na região do implante, cansaço extremo, etc.

 

Por que retirar o silicone?

Antes a retirada ou troca do implante era a cada 10 anos. Com a evolução tecnológica das próteses, somente se faz necessária a cirurgia se houver complicações, como seroma tardio, contratura capsular, mastite, processo autoimune (Síndrome ASIA) ou, mais raramente, desenvolvimento de Linfoma Anaplásico de Células Grandes (BIA-ALCL). O receio quanto a estas questões de saúde figura como o principal motivo pela escolha do explante. A prótese também pode ser retirada quando ocorre um rompimento da mesma ou se há qualquer reação do sistema imunológico àquele material sintético. Por isso é de suma importância ir a todas as consultas com o cirurgião plástico para identificar qualquer problema precocemente.

Outro importante ponto é a possibilidade de haver a manutenção dos sintomas atrelados à doença do silicone, mesmo após o explante. Por isso, recomenda-se sempre o acompanhamento especializado periodicamente de modo a minimizar possíveis intercorrências mais graves.

 

Como funciona a cirurgia de retirada de silicone?

Em alguns casos o explante de silicone pode ser realizado na mesma superfície onde a prótese mamária foi inserida, isto é, as pacientes não precisam passar por novos cortes ou cicatrizes. É importante deixar claro que qualquer situação será avaliada pelo médico cirurgião, bem como as necessidades de cada paciente.

Como ficam as mamas após o explante de silicone?

A flacidez mamária pode ocorrer em algumas pacientes. Nesse caso, pode realizar a remoção da pele, assim como realizar também a correção da ptose (caimento das mamas). E existem cirurgias que podem ser feitas nessa situação, como: Mastopexia (é a cirurgia plástica projetada para remodelar mamas caídas) e Mamoplastia Redutora (levanta as mamas).

Falamos sobre a diferença desses procedimentos nesse post. 

 

Venha fazer uma avaliação, tirar todas as dúvidas. Entre em contato e agende a sua consulta. Estamos te esperando!

Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!