fbpx

Hábitos que prejudicam seu pós operatório

Hábitos ruins comprometem a recuperação e a obtenção de melhores resultados estéticos após a cirurgia plástica. Os cuidados no pós-operatório são essenciais para que a recuperação seja adequada após uma cirurgia plástica ou qualquer outro procedimento invasivo. Esquecer os cuidados após a operação são esquecidos é um erro que pode gerar uma série de consequências ao paciente. 

 

Fatores como uma rotina alimentar ruim, ausência de atividade física regular, excesso de exposição ao sol, consumo frequente de bebidas alcoólicas e cigarro, e estresse causam desequilíbrios no organismo, e isso se reflete do lado de fora.

A cirurgia plástica, em seus processos de análises, considerações e decisões, possui um ponto que é determinante para o sucesso do procedimento: escolher submeter-se a uma operação significa concordar em mudar todo o estilo de vida depois dela, caso seja necessário.

Assim, realizar uma cirurgia ou procedimento para melhorar sua aparência requer vivenciar o período pós-operatório com seriedade e se comprometer a manter hábitos saudáveis, a fim de manter os resultados obtidos.

 

Hábitos não saudáveis no pós-operatório

Má alimentação: A alimentação adequada prepara o corpo para uma boa recuperação pós-operatória. A cicatrização pode ser mais rápida e adequada se a absorção e o consumo de proteínas forem satisfatórios, a presença de complicações como infecção e trombose de membros inferiores é menor em quem está dentro da faixa de peso adequada. Por isso, os cuidados alimentares devem ser iniciados, pelo menos, três meses antes do procedimento cirúrgico.

 

Sedentarismo: O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividades físicas regulares. No entanto, elas são muito importantes para a manutenção do peso e para o bom funcionamento cardiovascular e respiratório. O paciente que se submete a uma cirurgia plástica não pode retomar a prática de exercícios durante o repouso, mas quando as atividades não são realizadas previamente é mais fácil ganhar peso durante o período de recuperação. 

Tabagismo: O tabaco é uma das substâncias mais prejudiciais durante a recuperação de uma cirurgia plástica, tanto que a recomendação é que esse hábito seja interrompido meses antes da realização da operação. 

O problema se deve a algumas substâncias presentes no cigarro que prejudicam a circulação do sangue na pele, comprometendo o processo de cicatrização. Além disso, o tabaco afeta também o sistema respiratório, podendo causar tromboses e complicações graves nesse período. 

 

Consumo de bebidas alcoólicas: Durante o período posterior à cirurgia plástica, o paciente deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas por, pelo menos, 30 dias. Esse tempo se aplica especialmente durante o uso de medicamentos. Esse hábito pode ser extremamente prejudicial, podendo causar uma série de efeitos colaterais, como: interferir no efeito das medicações, debilitar e desidratar o corpo, reduzir a imunidade, causar irritações na mucosa da boca e no sistema digestivo, aumentar o inchaço e até aumentar o risco de sangramentos. 

Descuido com a pele: Após a realização de uma cirurgia também pode ser prejudicial para as cicatrizes e para os resultados dos procedimentos minimamente invasivos na face. Assim, a proteção solar e a hidratação adequada atuam como coadjuvantes nos resultados da cirurgia plástica.

 

A obtenção de satisfação com as cirurgias plásticas depende de um esforço coletivo de médico e paciente. O cirurgião plástico empenha-se no diagnóstico, planejamento e execução, mas a durabilidade dos resultados depende de o paciente adotar hábitos saudáveis para manter o que foi conquistado.

 

Antes de ir embora..

Se inscreva para receber novidades e notícias do mundo da Cirurgia Plástica!