Você sabe o que é o efeito Rippling?

Qualquer cirurgia, seja estética ou reparadora pode ter complicações pós-operatórias.

O Rippling não é considerado uma complicação grave, que gere dor ou incômodo físico, mas seu surgimento pode causar insatisfação na aparência da mama.

Você precisa saber que ele não é percebido com facilidade pelas pessoas, somente em casos muito graves (que são raros) ele é notado por terceiros.

Apesar de não ser uma condição comum, vamos esclarecer algumas dúvidas importantes para que você fique mais tranquila antes da cirurgia.

O que é rippling?

Trata-se do surgimento de ondulações, dobras ou enrugamentos da pele que fica em volta do silicone.

Esse efeito fica ainda mais visível quando a paciente inclina-se para a frente, como se fosse abaixar, evidenciando a presença da prótese mamária. O rippling pode aparecer em qualquer parte do seio. No entanto, ele é mais frequente nas laterais.

Quais são as mulheres mais suscetíveis a isso?

As mulheres mais magras, com pouco tecido mamário, com pele flácida e com implantes mais antigos.

Qual é a causa do rippling?

• Insuficiência de tecido mamário, gordura ou pele muito fina

• Posição inadequada da prótese de silicone

• Próteses de tamanho exagerado

• Implantes muito antigos

Como prevenir esse problema?

O rippling não é uma complicação frequente. Ele acontece com poucas mulheres, especialmente quando o uso da técnica foi adequado. No entanto, caso isso aconteça, não precisa se preocupar. Não há nenhuma consequência que afete sua saúde, como dores, inflamações etc.

Porém, quando se faz a mamoplastia de aumento é possível fazer a correção estética do rippling de forma simples. O procedimento se chama lipofilling, que se parece bastante com uma lipoescultura. O médico retira gordura de outra parte do corpo da paciente (abdômen, culote, coxas) e injeta na lateral do seio. Assim, a área que recebeu o enxerto ficará mais espessa e conseguirá cobrir devidamente a prótese.

Em último caso, o médico pode recomendar a retirada da prótese e a colocação de um novo implante mamário atrás do músculo. Porém, isso é muito raro.